Empatia, boa comunicação, escuta ativa, agilidade, orientação para agir, pensamento crítico, curiosidade, foco em resultados, imaginação, resiliência, colaboração, comunicação não violenta.
Esses são exemplos das chamadas “Soft Skills” (habilidades interpessoais, sociais e emocionais), consideradas tão importantes para potencializar performance profissional e melhorar, até mesmo, a vida pessoal de cada um de nós.
As “Hard Skills” são as habilidades técnicas que se aprende para o exercício de uma profissão ou ofício, tais como a maioria das matérias universitárias, de graduação ou de pós graduação, além de uma infinidade de outros cursos (como os de idioma, por exemplo).
Já as “Soft Skills” estão em um patamar acima das habilidades técnicas pois são baseadas em inteligência emocional e se somam às habilidades técnicas para diferenciar um profissional incrível dos que estão apenas “na média”. Isso porque muitos profissionais dominam as técnicas e as tecnologias, são comprometidos e dedicados, mas falham nos traços e comportamentos que qualificam nossos relacionamentos interpessoais, com os outros colegas, parceiros, funcionários, chefes, etc.
Só pelo que acabamos de expor acima já se pode perceber o quão fundamental as “Soft Skills” são nas Negociações.
Negociamos o tempo todo, sem às vezes nem nos darmos conta disso: com clientes, fornecedores, vendedores, familiares, amigos, e assim por diante por aí vai. Mas uma negociação profissional bem feita ultrapassa, e muito, os limites da mera barganha, das posições fixas e definidas, e da ideia de que negociar é fazer com o que o outro lado se submeta à minha vontade.
Negociação profissional contemporânea pressupõe, dentre outras coisas, a utilização das “Soft Skills” já mencionadas no primeiro parágrafo, e também outras ainda como: comunicação assertiva (mas não violenta), persuasão, influência, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, tomada de decisão, resolução de problemas complexos, formulação de perguntas, atitude colaborativa, criatividade, e habilidade de combinar de ideias.
A Negociação é um método consensual de solução de conflitos, e pode ser empregada não apenas no dia a dia para questões rotineiras, como também em disputas mais complexas como discussões contratuais, trabalhistas, societárias, obrigacionais, na gestão de conflitos interpessoais e interdepartamentais, dentre muitas outras opções.
Como dissemos acima, as “Soft Skills” são fundamentais não apenas nas Negociações, ou nos ambientes profissionais, mas também nas dinâmicas e tratativas com familiares, amigos, e demais ambientes sociais. Se você se interessou por esse assunto, saiba que existem cursos, livros e materiais específicos sobre esses temas, os quais teremos prazer em indicar a quem se interessar.
Já para questões de maior complexidade, o mais recomendável é sempre contar com profissionais habilitados, capacitados e experientes, que se dedicam a exercer, praticar, lecionar e estudar com profundidade os melhores meios de se fazer uma negociação de alto nível e se atingir os melhores resultados.